fevereiro 18, 2016

Consulta de pediatria.


Hoje foi dia de ir visitar o Dr. Mário Cordeiro.
A consulta dos 18 meses não podia ter corrido melhor.
A Leonor pesa 11 kg e mede 82 cm!
Está bastante curiosa com o que se passa à sua volta e já fala muito!

Falámos da minha gravidez e dos "perigos" que isso pode trazer ao comportamento da Leonor. Pode regredir, pode fugir a esta curiosidade que ela tem, pode fechar-se num mundo só dela, pode sentir-se rejeitada, pode sentir-se desprezada...e cabe a nós, pais, evitar que isto aconteça. 

O Dr. referiu, e com razão (eu nunca tinha pensado nisto!), que vai ficar guardado na memória da Leonor o que é ser mãe. Ao ver-me, nos cuidados com a Maria, irá guardar e replicar quando for mãe. Será como se estivesse a ver os cuidados que tive com ela, pois desses ela não se lembra. Um dia mais tarde, ao ser mãe, saberá o que terá de fazer e como cuidar de alguém. 

Até parece mentira que eu, ao ser psicóloga, não me tenha lembrado disto. 

Os filhos de um casal não são irmãos, ou seja, são filhos dos mesmos pais mas só se tornarão irmãos se os pais se esforçarem para isso. Quantos filhos dos mesmos pais que não são irmãos conhecem? O trabalho é todo dos pais, e o bom ou mau resultado dessa jornada é também da responsabilidade dos pais!

Beijinhos


Sem comentários:

Enviar um comentário