março 04, 2016

A ti, Leonor.

Leonor,

És a menina que eu sonhei ter. Na lotaria da genética calhou-me em sorte uma menina e eu não podia ter ficado mais feliz. És o bebé que qualquer mãe sonha ter. Só o facto de dormires muito bem e de comeres muito bem satisfazia qualquer uma. Mas ainda és bem-disposta, e simpática e de bem com a vida. 

Vais passar por um momento complicado. Há pais que adiam a decisão de ter um segundo filho para dar tempo ao primeiro para viver o tempo sem partilhar. Eu, por sua vez, penso que um irmão é o melhor do mundo, e resolvi antecipar isso. Quero dar tudo o que tenho às duas. Eu não vejo isso da maternidade assim...não tenho de te dar tempo para nada...Já tiveste a atenção toda para ti, e agora vais continuar a ter, só que partilhada. O saber partilhar é das melhores coisas que te posso ensinar. E não há nada como um irmão para aprender isso. Espero que o teu momento complicado passe rápido e te apercebas de que um irmão é a maior benção que existe (a seguir a um filho...).

Sempre quis ter muitos filhos, não sei se a minha saúde me vai permitir, mas pelo menos 2 já cá cantam! 

Daqui a pouco mais de 3 semanas a tua vida mudará...a minha vida mudará...mas quero que saibas que nenhuma mudança vai tirar o teu lugar na minha vida. Vais ter ciúmes, é normal e saudável. Vais-te chatear com a Maria e desejar que ela desapareça. É normal e saudável. Depois esse sentimento passará rapidamente, e irás aperceber-te (como eu me apercebi com o nascimento da tua tia) que foi o melhor que te aconteceu.

Terás sempre um ombro amigo, ainda que toda a gente te falhe. Ainda que a mãe te falhe! Quando se juntarem as duas a dizer mal de mim lembra-te do que a mãe te está a dizer. Serás a irmã mais velha. E isso traz direitos e deveres. Tens o direito a continuar a ter o teu espaço e a tua individualidade (ainda que a mãe às vezes as vá vestir de igual!). Tens o dever de dar sempre o exemplo. Peço-te que me lembres dos teus direitos, porque tenho a certeza que por vezes te vou só cobrar os deveres!

Vou dar uma irmã às 2, e isso não me podia deixar mais feliz. Nunca mais estarás sozinha. Tens de te lembrar das coisas fantásticas que ter uma irmã traz à tua vida. Principalmente quando tiveres farta da Maria (as irmãs mais novas às vezes são chatas). 

Quero que saibas que terás sempre o meu colo. 


Beijinhos

2 comentários:

  1. Existem tantos pais que não sabem explicar isto aos filhos. E depois é ver irmãos que crescem sozinhos.

    Parabéns pela sua escrita.

    ResponderEliminar