abril 04, 2016

Desabafos

Não sei o que é ter um bebé que chora inconsolavelmente. Posso estar a falar cedo demais, é certo. Mas nesta primeira semana a Maria tem mostrado ser uma bebé muito calma, como a irmã foi e é.

A Maria só chora quando se apanha sem fralda, o que acontece na muda da fralda, logo é durante pouquíssimo tempo. 

É uma benção ter filhas assim.

Não consigo imaginar o que é ter um filho que não dorme, ou que chora horas a fio. Mas também acredito que o ambiente tem muito a ver com isso. Mas, outra vez, eu sou psicóloga clínica dinâmica...e nesta vertente dá-se toda a importância à relação estabelecida entre a mãe e o bebé, e à segurança que essa mesma relação vai dar.

Não estou a estabelecer a mesma relação que estabeleci com a Leonor. Tenho consciência disso. Pelo simples motivo de que a Leonor foi a primeira filha, sendo que não tinha ninguém com quem partilhar a atenção. A Maria tem. Logo a relação será diferente. Terei de fazer as pazes com este facto. Espero fazê-las rapidamente, pois sei que estes sentimentos só estão a prejudicar! 

O segundo filho não é o primeiro, e isso vai fazer toda a diferença no desenrolar da história de cada uma. Fará toda a diferença na formação da personalidade de cada uma. Só esse facto já faz toda a diferença. 

Isto tudo para dizer que tudo se faz. Que estavam enganados os que me diziam que iria ter de dividir o amor. Mentira. Não se divide nada. Multiplica-se a cada filho, um amor que nem todos os filhos têm como certo, infelizmente, mas que muitos (incluindo as minhas) poderão sempre dar como certo.

Beijinhos 

Sem comentários:

Enviar um comentário