abril 20, 2016

Mimices.



Dizem-me que a Leonor é mimada. Por isso é que faz birras quando é contrariada. Por isso é que vem a correr para o meu colo quando me vê. Por isso é que grita MÃEEEEEEE quando acorda. Alertam-me para não mimar tanto a Maria...senão daqui a um ano vou ter duas a gritar por mim...e eu sou psicóloga. Os psicólogos deviam saber que não se mima uma criança!

Mimar é diferente de não impor regras.
Mimar é diferente de estar a criar uma mini-pessoa mal educada.

Mimar é tudo de bom.
Os mimos são a forma dos filhos perceberem o quanto são amados.

Eu, na minha (curta) prática clínica, só vi problemas em crianças com falta de mimo. Falta de aconchego. Falta de beijos. 

Mimar é diferente de lhes fazer as vontades todas.

A mãe é o primeiro ser que ama uma criança. Os tais 9 meses da gravidez. Não é normal todas as crianças chamarem pela mãe? Anormal são aquelas que, na idade da minha filha, não chamam pela mãe!

Sinto-me mais olhada enquanto mãe por ser psicóloga. Mas para ser mãe não existem cursos. Para dar amor a uma criança não existe medida. É a falta de amor que deve preocupar. Não existe amor de mais.

Eu espero, honestamente, que a Maria seja tão mimada como a Leonor.

Beijinhos


8 comentários:

  1. «É a falta de amor que deve preocupar» - sem dúvida!
    Continue a mimar! Senti tanta falta de miminho, em criança...
    O problema é mesmo esse: as pessoas confundem mimo com outras coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um estigma enorme relativamente aos mimos...Não temos qualquer responsabilidade quanto aos mimos que recebemos enquanto crianças...temos sim relativamente aos mimos que damos aos filhos...e não se deve ter medo de mimar...eu sou tão feliz quando estou a mimar as minhas filhas!

      Obrigada por estas palavras tão doces!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda hoje preciso de mimo e colinho da minha mamã. .

    ResponderEliminar
  3. Eles precisam, MUITO, de mimos.
    As regras são impostas na hora.
    Beijinho

    ResponderEliminar