abril 25, 2016

Sono





O sono. Esse pesadelo dos pais. Nas 2 primeiras semanas de vida da Maria também foi o meu. Sempre preocupada...será que vai dormir tão bem como a irmã? Será que vai acordar a irmã quando chorar de noite? 

Confesso que já não estava habituada a acordar de 3 em 3 horas, ou de 5 em 5...ou de 6 em 6...
Quando a Leonor tinha 1 semana de vida eu comprei este livro do pediatra dela. Tem dicas e conselhos que eu só segui ao fim de um mês de vida da Leonor. 

Com a Maria vou fazer exactamente o mesmo. Agora, ao fim de 1 mês, a "coisa" já entrou muito mais no ritmo. Já percebi que a Leonor não se deixa afectar, e a Maria é igual à irmã no que diz respeito a dormir. Quer é sopas e descanso! Percebi que os bebés são iguais num aspecto: inseguros face a este mundo...muito grande e eles muito pequenos.


Esta noite foi a primeira que a Maria passou por inteiro na cama dela. Nas outras noites trocava-lhe a fralda, dava-lhe o biberão, e punha-a na cama. Ela começava a chorar e eu pegava logo nela. E dormia parte da noite ao meu colo. Todos me dizem que ela se habitua, que depois não quer outra coisa. Nunca quis saber. Nunca deixarei as minhas filhas chorar desesperadamente. Ao meu colo ela aguentava-se 6 horas...claro...estava ao pé da mãe. Hoje já se aguentou 6 horas na cama dela. Eu fiz exactamente o mesmo com a Leonor e ela hoje dorme em média 14 horas por noite, seguidas, na cama dela. Eu penso que tudo na vida é uma aprendizagem...e o sono também é. Têm de ser educados para dormir.

Basta pensar que há um mês a Maria estava dentro de água a ouvir todos os barulhos do meu corpo. Uma casa em silêncio há-de causar-lhe estranheza!
E depois, eles (os bebés) ainda não têm mundo interno, Somos nós, mães, que vamos começando a construir esse mundo. Alimentando quando têm fome, trocando a fralda quando está suja, e dando afecto, ou seja, colo quando eles precisam.

É natural eles chorarem quando são pequenos, porque não têm a segurança necessária para fechar os olhos. Para desligar o mundo. Para desligar os pais. E essa segurança vai-se construindo. Como tudo o resto.

Claro que de noite os pais estão cansados. Eu própria estou. A paciência é reduzida, e nestes casos a ansiedade é que manda. Tenho 2 bebés em casa, neste momento. E nas primeiras semanas, quando a Maria ainda não tinha entrado na rotina, foi difícil. Hoje, quando ela fez intervalos de 6 horas na cama dela, sei que fiz bem!


Eu costumo dizer que onde há amor tudo se resolve. E é verdade. Mesmo. 

Claro que muita água ainda vai correr debaixo deste moinho, mas 2 coisas eu sei: nunca as vou deixar chorar desesperadamente, e têm sempre o colo da mãe!

Beijinhos







2 comentários:

  1. Ola ines antes de mais quero felicitar te pelo nascimento da tua 2 filha.tenho lido o teu blogue e confesso que gosto mt de ler muitos parabens pelo que escreves e bem escrito e por partelhares com outras Maes como eu o teu dia a dia e depois como es psicologa gosto de ler o que escreves e de tirar conselhos.muitos parabens uma vez mais .sou uma seguidora do teu blogue. De momento tambem tenho 2 meninos e tambem sei pelo que passas e tudo tao diferente e intenso....mas muito muito bom....beijinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ada,

      Obrigada!
      Ser mãe é muito trabalhoso, mas muito gratificante!

      Beijinhos

      Eliminar